É verdade que se deve evitar instalar amortecedores recondicionados em carros? Na realidade, achar a peça nova é o ideal e mais recomendado por especialistas. Porém, se o amortecedor do seu automóvel já não encontra-se mais no mercado de peças ou se está dificultoso de achar, vá atrás de um amortecedor recondicionado em uma loja idônea e segura
Amortecedores são peças fundamentais para o bom funcionamento de qualquer veículo. Eles dão conforto e segurança para condutores e caronas, deixando o automóvel com boa dirigibilidade. Entretanto, para que isso suceda, é necessário conservar estas peças em bom estado e substituir os amortecedores quando for necessário. Por isso, é necessário prestar atenção com amortecedores recondicionados. Uma vez que, você é capaz de estar pondo a sua segurança e de seus familiares em perigo.
Um jogo de amortecedores pode durar 80.000 quilômetros ou é capaz de apresentar problemas já com 30 mil km. Os fabricantes aconselham a troca entre 40 mil e 50 mil km. Essa é somente uma estimativa, porque a durabilidade é inteiramente equivalente ao peso do automóvel, tipo de asfalto das ruas e o modo como o motorista conduz o veículo.
Amortecedor recondicionado: sim ou não?
Um excelente amortecedor recondicionado não é barato e, em algumas ocasiões, pode custar mais caro do que a peça nova. Isso porque o recondicionamento exige competência técnica para ser elaborado. Para ser considerado um amortecedor recondicionado, a peça não pode ser só pintada e ter o óleo interno trocado. Precisa ser tratada por profissionais experientes, capazes de assegurar a segurança do carro.
Um amortecedor recondicionado, assim como toda peça que passa pela técnica de recondicionamento, vai trabalhar 1 milhão de vezes em apenas 1.000Km. Por causa disso, ele nunca deve ser avaliado como bom ou ruim abaixando e soltando o automóvel logo após a instalação. Em razão disso, é essencial ter muita precaução antes de adquirir um amortecedor recondicionado.
Não se deixe levar por experiências afastadas. O fato de você ou um amigo ter ou não sucesso com algum amortecedor recondicionado não o capacita a analisar a qualidade desse tipo de peça. Neste caso, quem manda são as estatísticas, e infortunadamente, o comércio não olha com bons olhos amortecedores recondicionados, particularmente, pois o tempo de duração geralmente é inferior em relação às peças originais.
Amortecedor recondicionado – você sabe o que é?
Amortecedores recondicionados são peças usadas renovadas, que passam por uma conservação com o intuito de se tornarem boas de novo. Em tese, o recondicionamento de um amortecedor pode ser feito e resguardar que a peça seja utilizada sem problemas. Apesar disso, o que muitas oficinas efetuam não é o recondicionamento na verdade.
Vários locais prometem amortecedores recondicionados a preços baixos. É crucial ter cautela nesses casos, já que de fato, locais como estes fazem somente uma maquiagem nas peças, como uma nova pintura ou lubrificação.
O legítimo recondicionamento de amortecedor é um processo complexo, que exige trabalho minucioso, como produção de componentes dos amortecedores, algo frequente para automóveis velhos ou customizados. Esse processo, além de difícil, é caro.
Por conseguinte, no momento em que se deparar com amortecedores recondicionados muito baratos, é melhor deixar estas peças de lado, visto que é capaz de ser uma alternativa insegura e ineficiente para dono e veículo.
Adversidades que um amortecedor recondicionado pode ocasionar
· Vibrações e barulhos na suspensão
· Perda do equilíbrio em pistas esburacadas e nas curvas
· Oscilação exagerada, após arrancadas e brecagens
· Desgaste precoce do pneu
· Estrago de outras peças da suspensão
Quanto tempo resiste um amortecedor recondicionado?
Todos esses fatores colaboram para a falta de confiança e ocorrência de acidentes, ainda por cima a promessa de durabilidade de um amortecedor recondicionado não passa dos seis meses. Obter um amortecedor recondicionado é perder dinheiro e adiar um contratempo, dado que logo ele poderá ser novamente substituído. O que muitas pessoas que fornecem esse serviço fazem é pintar e limpar o dispositivo usado, e, também, remover todo o óleo e alterá-lo por óleo de motor, mais pastoso que o óleo de um amortecedor original.
Isto fornece a aparência de maior pressão e intensidade, no entanto que em pouco tempo se mostrará o contrário. Com a elevação da temperatura o óleo perde a aderência depressa, e a pressão e ação do amortecedor diminuem. Sugerimos locais em que você na verdade vai fazer a substituição de amortecedores usados por amortecedores novos, já que como acabamos de afirmar, os amortecedores recondicionados não valem a pena!
É preciso ter noção da importância dos amortecedores na solidez do carro, e por consequência na responsabilidade que o motorista assume na ocasião em que ele coloca um amortecedor recondicionado de origem duvidosa em seu automóvel. Caso você não saiba avaliar o que está comprando, peça a ajuda para alguma pessoa ou então faça a opção por peças novas.
Quem são os principais consumidores de amortecedores recondicionados?
De modo geral, amortecedores recondicionados são obtidos por motoristas de táxi, motoristas de aplicativos, donos de automóveis blindados, proprietários de veículos importados e jovens que, de maneira inconsequente querem modificar o comportamento da suspensão do carro. Nessa última questão, os jovens se esquecem que qualquer alteração no projeto original do carro, especialmente modificando peças originais por amortecedores recondicionados, é capaz de danificar outras peças do conjunto, a médio e longo prazo. Estas modificações têm a possibilidade de criar determinado tipo de eventualidade e desequilíbrio em situações excepcionais.
Por qual motivo amortecedores recondicionados podem ser um empecilho?
Muito mais do que oferecer aconchego aos indivíduos do automóvel, os amortecedores têm por objetivo conservar o contato dos pneus com o asfalto, distribuindo as cargas dinâmicas (peso do automóvel em movimento) em todas as circunstâncias de rodagem. Seja em retas, curvas, asfaltos com buracos, frenagens, acelerações ou a conjunção destes fatores, os amortecedores atuam permitindo que o condutor possua o controle acerca do carro. É em razão disso que amortecedores recondicionados apenas carecem de ser a opção quando o dono do automóvel possuir diversas indicações do estabelecimento que estiver fazendo a compra e mudança da peça.
Quando você precisa modificar o amortecedor?
Diversas vezes o amortecedor perde a capacidade e você nem percebe, por isso uma inspeção a cada 10.000Km é sugerida. Amortecedores “vencidos” são capazes de gastar os pneus prematuramente, ocasionar prejuízos a outras peças da suspenção, como coxins do motor e buchas de bandeja, etc. O pior de tudo é a estabilidade, que se perde. E junto dela, também vai embora a segurança dos indivíduos.
Prefira toda vez amortecedores novos
A logística é muito simples: para não ser lesado em golpes de amortecedores recondicionados que podem lesar o seu automóvel, utilize a todo momento peças novas. Além de conservar a qualidade do seu automóvel, você não vai colocar sua vida em risco.
Em contrapartida com os amortecedores recondicionados, amortecedores novos, fabricados por empresas reconhecidas são as melhores alternativas. As peças com selo e revisão do INMETRO afirmam a procedência e garantia.
Não estamos dizendo que não se deve comprar um amortecedor recondicionado. Se você possui um veículo importado, cujo jogo de amortecedores originais vale mais que o próprio carro, você não possuirá outra alternativa.
Além disso, iria ser indevido com vários profissionais ajuizados e responsáveis que desempenham excelentes recondicionamentos de amortecedores com ferramentas apropriadas, conhecimento técnico com relação à intensidade dos materiais, tipos de solda e tratamentos superficiais. O problema é que são poucas as oficinas gabaritadas para recondicionar amortecedores, que são peças de demasiada importância
A substituição do conjunto de amortecedores
Procure não substituir as peças originais por amortecedores recondicionados. Para aumentar a vida utilizável dos amortecedores que vêm de fábrica e assegurar o exato funcionamento do sistema de suspensão, a dica é inspecionar constantemente o kit e substituir caso revele problemas. O kit, que geralmente é composto por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa possui a tarefa de certificar o máximo aproveitamento dos amortecedores.
O coxim fixa o conjunto do amortecedor no automóvel e evita que as agitações do asfalto alcancem a carroceria. Já o batente evita o famoso “fim de curso” na movimentação do amortecedor. Finalmente, a coifa evita a entrada de sujeira no conjunto haste e retentor.
Caso não alterado, o kit desgastado poderá danificar o amortecedor, mesmo sendo novo. Batentes e coifas avariadas, em algumas ocasiões, proporcionam o vazamento de óleo nos amortecedores. A recomendação é substituir o kit concomitantemente com os amortecedores, pois trabalham sincronicamente.