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Embreagem – Tudo o que você necessita conhecer está aqui

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Você motorista, que encara o fluxo quotidiano de grandes metrópoles, tem que realizar diversos controles de embreagem cotidianamente, não é mesmo? Contudo você já parou para entender como ela opera? Entenda mais a respeito desse essencial componente do automóvel, neste exato momento!
A embraiagem (português proveniente da europa) ou embreagem ( português do Brasil ) é o mecanismo empregado em diversos automóveis, para distribuir a rotação do volante do motor às engrenagens da caixa de velocidades que, por sua vez, desmultiplicará essa rotação ( consoante a engrenagem – ou alteração – optada ) e delocá–la para o diferencial através do eixo.
A transmissão entre o volante, fixado por meio de parafusos à cambota, e a caixa de velocidades dá-se por meio da compressão do disco, um disco delgado de aço de muita dureza cujas faces acham-se cobertas com um material de fricção, contra o volante do motor.
Na ocasião em que o disco acha-se pregado contra o volante, a força de aperto precisará de ser suficientemente grande com o intuito de não permitir deslizamentos entre ambas as superfícies – patinagem.
O disco, em sua posição bem normal, é pressionado contra o volante mediante o prato de pressão. Com a compressão do pedal, as molas (ou outro dispositivo de pressão, tal como a embreagem de diafragma) atenuam a compressão do prato, suprimindo o contato do disco com o volante e, por conseguinte, findando a disseminação de força motriz para a caixa de velocidades.
É de ressaltar que, neste momento, acontece uma gradual dessincronização entre a rotação da cambota e o veio primário da caixa de velocidades.
Em algumas ocasiões, os condutores escolhem mandar fortalecer ela de forma a resistir binários maiores e desta maneira aumentar a sua duração. Este reforço pode ser em cerâmica ou kevlar e é muito utilizado em carros personalizados (tuning).
Tipicamente esse item é alterado entre os 120. 000km e 180. 000km, entretanto de acordo com o modo de condução poderá avariar-se ao fim de simplesmente quarenta mil quilômetros. Em certas situações, ainda é necessário modificar o volante motor.
E o que é o controle de embreagem, afinal de contas?
O controle de embreagem é a ação de brecar ou acelerar o veículo utilizando-se somente da embraiagem.
Em território brasileiro, é uma das práticas orientadas nas autoescolas para a avaliação do exame da Carteira Nacional de Habilitação.
E como opera?
Também chamado de ponto da embreagem, essa operação é realizada usando o pedal.
Em resumo, na ocasião em que pisamos no pedal estamos separando o disco dela do disco do motor. Quando soltamos o pedal estamos fixando de novo os dois discos. Por isso que no intuito de passar as marchas temos que pisar no pedal antes, precisamente para realizar este afastamento.
Logo, todas as vezes nas quais iremos sair com o veículo não devemos soltar o pedal de repente. Caso façamos isto a junção entre ambos discos vai ser bastante violenta e o veículo vai estancar (morrer, etc). Nesse momento, é preciso realizar o ponto da embreagem.
Funciona da seguinte maneira:

    • Com o veículo estacionado, você deve estar com o pé no freio e na embreagem.
    • Coloque a primeira marcha.
    • Agora, solte o pedal da embreagem aos poucos, devagar, lentamente, até começar a sentir uma trepidação no automóvel.
    • Quando isto acontecer, pare de soltar o pedal.
    • Realizado isso, retire o pé do freio e bote levemente no acelerador.
    • Após dar uma curta e leve acelerada, solte o restante da embreagem progressivamente e pausadamente até o fim a fim de que o automóvel entre em movimento.
    • Conforme a situação, o veículo já começa a deslocar-se sem você ficar acelerando, agora é só soltar levemente o restante da embreagem e começar a acelerar levemente.

Entenda o que é real e o que é mito no acionamento do pedal esquerdo!
Por que o pedal começa a ficar duro em carros que possuem dezenas de milhares de km rodados?
Isto ocorre graças ao desgaste do agrupamento. Quando acontece, a mola do disco já pode chegar a ter perdido de vinte a trinta por cento de sua flexibilidade. A mola do platô deteriora-se com a utilização, prejudicando todo o dispositivo. Nestas condições, não existe outra alternativa: é preciso substituir o equipamento.
É verdade que não deve-se acioná-la ao dar a partida?
Em termos Não existe um entendimento a este respeito. Existe quem afirme que esta prática não traz proveito mecânico algum. E existe quem fale que, ao se pisar nela, atenua-se o peso no volante do motor, o que é sempre utilizável, particularmente quando a bateria está fraca para dar a partida.
É mais adequado dar a partida com a marcha engatada (pisando na embreagem)?
Identicamente não há consenso. Possuímos no mercado, inclusive, modelos manuais que só dão a partida com ela acionada. Há quem considere que, deste jeito, o óleo subiria mais acelerado para lubrificar o câmbio. Mas, ao ligar o carro, os pistões movimentam-se, lubrificando as paredes do cilindro. A agitação do óleo lubrifica o câmbio na ocasião em que ele é movimentado.
Ao comprimir o pedal rapidamente e soltar (com a marcha engatada), o automóvel ganha velocidade?
Não. O que ocorre é um tranco provocado pela recuperação da aceleração do motor. Ao acioná-la, acontece o desvinculamento rápido do motor com o câmbio e, por conseguinte, com as rodas. Isto apressa o desgaste do conjunto.
Posso partir da inércia com a segunda marcha engrenada?
Isto não é indicado. Andar com o automóvel em marcha mais alta que o indicado é capaz de prejudicar o motor e a caixa de variações. Neste caso, o motor requer uma marcha mais baixa para apropriar a potência à velocidade do veículo. A potência mal gerenciada faz com que a transmissão funcione aos trancos, ocasionando desgastes.
Quais as implicações de se arranhar a marcha no decorrer das trocas?
O engrene involuntário durante a substituição de marchas é capaz de romper ou tirar “lascas” dos dentes das engrenagens do câmbio. Essas “lascas” caem no óleo de lubrificação do câmbio. Como o bujão do óleo é magnético, ele atrai esta limalha.

Como é constituído o Kit de Embreagem?

kit-de-embreagem Não se limite a pesquisar valores do kit de embreagem na internet, ou de qualquer outra maneira, sem antes conhecer o que que contém nele!
Em post, a gente vai esclarecer melhor como é formado o kit com o objetivo de auxiliar melhor você a decidir com critério.
A primeira questão que você deve lembrar no momento em que estiver buscando um kit de embreagem é que ela não limita-se meramente ao pedal.
É um componente interno, que se acha entre o motor e a transmissão. Esse dispositivo não só permite a transmissão suave de potência para as rodas, mas também possibilita para o motorista desunir o motor e a transmissão, para a troca de marcha.
Para este item, existem três peças envolvidas: placa de compressão, disco e volante.
Quando o carro está em movimento, molas ou um sistema hidráulico mantém a placa de compressão justa contra o disco, pressionando o disco no volante, possibilitando-lhe assim transmitir força para as rodas.
Na ocasião em que apertar o pedal, você libera a pressão na placa de pressão, diminuindo o aperto do disco no volante.
À medida que a pressão diminui, o disco começa a desengatar lentamente, diminuindo a escala de potência propagada para zero.
Quando você libera o pedal, o prato de compressão aperta o disco de volta para o volante, recompondo a conexão, e retornando a propagar a força do motor para as rodas.

O que vem nele?

Qualquer condutor sabe da relevância deste item, é um composto rudimentar, porém de muita relevância, efetuando a junção entre o motor e a transmissão. É a ligação entre o motor e as rodas.
Como qualquer parte móvel, principalmente uma que conduz uma porção enorme de tensão, este item está susceptível de se deteriorar e requer ser trocado após um certo tempo de uso.
Uma das melhores maneiras de lidar com embreagens gastas ou velhas é obter um kit e modificar as peças desgastadas, prolongando a vida útil inteira do veículo e impedindo que outras partes sejam acometidas pela avaria à este item.
Um kit é um agrupamento das partes da embreagem que, na maioria das vezes, carecem de reparação ou de alteração ao mesmo tempo.
A maioria inclui um mínimo de, ao menos, um disco, uma placa de pressão/platô, e um rolamento especial. Como o disco em si depende de atrito para fazer a união entre o motor e a transmissão, ele ocasionalmente se degrada, mesmo com o uso padrão.
Discos são exatamente como freios, o que indica a necessidade de troca, independentemente de quão cuidadosamente você dirige. Placas de pressão e rolamentos também deterioram, embora normalmente eles desgastem mais lentamente do que um disco.
Como todos esses itens são muito difíceis de alcançar, pois requerem a remoção da transmissão, eles são normalmente trocados em conjunto, com o kit completo, com a finalidade de economizar em custos de trabalho.
Caso não faça dessa forma, você terá de embolsar uma nova mão de obra, caso alguma parte desgaste após a primeira substituição.

Quando efetuar a alteração?

É fácil o bastante falar que você necessita de um kit na ocasião em que sua embreagem está “patinando” (dificuldade para mudar de marcha), mas também é uma das piores maneiras de relatar isso.
No momento em que ela falhar completamente, o dano se amplia apressadamente para as demais partes do motor ou disseminação. Algumas ocorrências atestam a necessidade de troca, por exemplo:

    • Ao restaurar ou consertar um veículo velho ( dez anos ou mais) – Um dos elementos mais essenciais de uma restauração integral é fazer com que cada parte do veículo opere plenamente, tal como quando saiu da indústria.
    • Quando ela começa a “patinar” – O condutor sente uma perda de potência, embora o motor não diminua as rotações, e a velocidade do motor é capaz de até aumentar.
    • Cheiro de queimado – Já subiu um morro e percebeu um cheiro de queimado forte na ocasião em que um automóvel estava tentando mudar as marchas? O que ocorre é que, como a embreagem superaquece, ela pode tornar-se quente o suficiente para o revestimento dela começar a queimar. Isto gera um aroma característico e é outro sinal de que você tem necessidade de alterar o item o mais rápido possível.
    • Ruído e instabilidade durante a direção – Selos são capazes de vazar e ocasionar a transmissão do óleo ao longo dos revestimentos do todo. Na ocasião em isso ocorre, ele pode impossibilitar que o disco se encaixe brandamente com o volante, com consequências previsíveis. Ela pode deslizar, ou “travar” na transmissão repentinamente, levando a variabilidade na direção.

Voltemos para os tipos de kit

Há permanentemente três alternativas de kit: original, genuíno, e paralelo. Você pode achar todos os kits completos ou somente com determinadas peças. No entanto, como recomendamos, não faça a alteração das peças em particular. Você vai, na realidade, dobrar seus custos caso faça isto.
Kit original – É o kit preparado pela mesma empresa que fornece as peças para a montadora do veículo. Esse kit é vendido, de modo geral, em lojas que não são concessionárias. No geral, é o kit com a mais apropriada relação entre custo/benefício.
Kit genuíno – É o kit produzido pelas montadoras para as concessionárias. É o mesmo kit original, entretanto, no geral, mais valioso.
Kit paralelo – É o kit preparado por uma empresa que não fornece peças para a montadora. A qualidade de um kit paralelo varia bastante de marca para marca, e de automóvel para automóvel. No geral, as peças paralelas são mais baratas. Mas se você não análise a qualidade do kit paralelo em clubes de veículos, fóruns, e com bons mecânicos, você pode terminar com um kit de qualidade ruim, e precisar refazer a troca.
Exemplo de pesquisa: O kit para a Titan cento e cinquenta é bastante caro nas concessionárias Honda. Analisando online, encontrei kit original demasiadamente mais acessível, e um kit paralelo pela metade do custo do original. Já um kit para um veículo que não tem mais peças fabricadas, como o kit para o Honda Civic 2000, o original é capaz de chegar até o triplo do custo de um paralelo.

Cinco sugestões para deteriorar menos a embreagem

1 – Jamais descanse o pé no pedal. Essa ação afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco. Ao gerar esse desgaste, o condutor causa o superaquecimento do sistema.
2 – No momento em que, numa rampa, por exemplo, utilize o freio de mão para ajudar no arranque do veículo. “Segurar” o automóvel na embreagem também afeta o disco.
3 – Ao diminuir ou aumentar a velocidade, troque de marcha gradativamente, sempre em ordem e conforme as rotações do motor. Isto vai fazer com que as peças trabalhem de forma suave.
4 – No momento em que o carro estiver imóvel no tráfego pesado, particularmente em engarrafamentos, o veículo pode ficar em ponto morto, com o motorista com o pé no freio ou com o freio de mão puxado para o automóvel não mover-se, claro. Ficar com o veículo em funcionamento parado com o pé no pedal força o sistema de forma desnecessária.
5 – É essencial harmonizar a sintonia entre soltar o pedal e acelerar o veículo na hora de arrancar. Se você acelera demais e soltá-la pouco, acontece a chamada “queimada da embreagem”, fazendo com que o automóvel não desenvolva e aumente o gasto de combustível.

Atuador da embreagem

Convencional a cabo

Neste tipo de conjunto o acionamento é realizado por um cabo ligado ao pedal e ao garfo que impulsiona o rolamento. No momento em que pressionado contra o platô, ocorre o distanciamento entre o platô e o disco, desengatando o motor da caixa de câmbio e possibilitando a mudança de marcha.

Hidráulica

atuador-de-embreagem-hidraulica A versão hidráulica utiliza óleo ( em geral, fluido de freio DOT 4) para ativar o sistema por meio de cilindros e atuadores. Nela, temos o cilindro mestre, o cilindro escravo e o atuador hidráulico.

    • Cilindro mestre: esse cilindro se localiza junto ao pedal, e é encarregado por emitir ou libertar o fluxo do óleo ao cilindro escravo ou ao atuador. Ao pisar no pedal, o cilindro mestre aperta o dispositivo e manda o fluído até o cilindro escravo ou atuador, que por sua vez aciona a embreagem. Essas peças fazem parte do denominado sistema de acionamento, que é o conjunto de peças os quais acionam do kit (platô + disco).
    • Cilindro escravo: é externo à alavanca de câmbio (caixa de marcha), e ao receber o fluido emitido pelo cilindro mestre aciona o conjunto.
    • Atuador hidraulico: seu trabalho é similar ao do cilindro escravo, a diferença que ele fica dentro da alavanca de câmbio, apertando diretamente o platô.

Benefícios e desvantagens da hidráulica

VantagensBenefícios
Maior longevidade
Pedal mais macio
Ajustagem automática da altura do pedal
Desvantagens
Conservação mais cara
Demanda verificação do fluido
Não permite ajustar altura do pedal

Prós e contras da tradicional a cabo

Vantagens
Manutenção mais barata
Autoriza regulagem da altura do pedal
Prejuízos
Pedal mais pesado
Vida útil do cabo é inferior à do sistema hidráulico
Altura do pedal sem ajustagem automática, é capaz de ser desagradável para determinadas pessoas
A ajustagem da altura do pedal está tanto nos prós quanto nas desvantagens, isto pois certas pessoas enxergarem a ajustagem automática como uma coisa benéfica, já outras enxergarem a incapacidade de regular a estatura como algo negativo.

Cabo de embreagem

Resultado de imagem para clutch cableO cabo de embreagem é encarregado pelo acionamento do sistema (Platô/ Disco/ Rolamento).
O procedimento se inicia quando o pedal é acionado, este movimento é conduzido pelo cabo, ou varão, até o garfo do rolamento, o qual pressionará a mola membrana, ou alavancas, do platô. Isso fará com que o disco seja liberado e, dessa maneira, o torque do motor deixa de ser conduzido ao câmbio.
Nesse período, é ocasionada uma disparidade de rotação entre o motor do veículo e seu sistema de transmissão, por isso, na ocasião em que liberamos o pedal, devemos fazê-lo de maneira suave e contínua, com o intuito de equilibrarmos as rotações e impedirmos trancos ou patinação excessiva.
Observação: Não se utiliza cabos em veículos pesados.
O mesmo tem necessidade de ser alterado no momento em que se rompe, manifesta travamentos ou endurecimento ao ser acionado.
Sugestão: se você puder modificar o cabo no mínimo 1 vez anualmente, particularmente antes de uma viagem, irá valer a pena, visto que ficar na rodovia por causa de um problema desses acaba sendo perigoso, e o cabo novo não é oneroso, é de fácil instalação e você viaja de cabeça fria.
O valor é capaz de alternar entre R$30 a R$70 Reais de acordo com o modelo.

Platô da embreagem

Platô da embreagem é uma parte do conjunto e é importante para a maciez da saída da imobilidade do automóvel. O dispositivo tem por essência liberar o motor do câmbio que é ligado diretamente às rodas do automóvel. É ela que possibilita o funcionamento do motor com o veículo sem qualquer movimento, ou até mesmo autoriza a mudança de marchas.
A tarefa do Platô é promover a união do disco com o volante do motor. No momento em que acionamos o pedal do sistema, aliviamos a peça sobre o disco, causando o desligamento entre câmbio e motor. Por consequência, ao soltarmos o pedal, o platô pressiona o disco contra o volante do motor, estando o mecanismo fechado e atuante. Lembrando que essa descrição vale para os carros que possuem câmbio manual.

Peça é capaz de durar muito

A embreagem é um conjunto que conta com por natureza durar muitos quilômetros na ocasião em que utilizada de forma correta. O platô é a peça que geralmente é abandonada, já que todos falam para trocar o disco. Somente que o Kit vem com todas as peças.
Desta forma, a substituição é simultânea. Com finalidade de proteger o conjunto e salvar-se de trocas prematuras, já que um agrupamento pode durar mais de 60.000 quilômetros, você precisa evitar:

    • Descansar os pés em cima do pedal
    • Pisar no pedal em altas velocidades
    • Conduzir com excesso de peso
    • Manter os pés no pedal com o veículo imóvel e engatado

Importante

Descer um câmbio mecânico para a substituição do platô, geralmente, é capaz de ser um serviço desgastante, perigoso e arriscado.
Especialmente se não forem tomadas os devidos cuidados e não for feita uma análise criteriosa dos elementos mecânicos deste conjunto. Tais como:
– desgaste anormal do disco
– platô e empenamento do volante do motor
Sem a merecida atenção que esse conjunto requer, a graxa pode ficar entre o disco e o volante, o disco pode ser colocado com a posição invertida, o dispositivo é capaz de não ficar alinhado, causando agitações e em casos extremos o platô pode danificar e tudo isto produz a você ainda mais serviço.

Kit de embreagem Luk

Determinar um bom kit é bem importante a fim de que você desembolse segundo a qualidade, aqui você irá entender melhor em relação ao coeficiente marca e qualidade!

Como saber qual é a mais adequada marca de Embreagem?

“Qual é a mais apropriada marca de embreagem? ”
Essa é uma das indagações que mais escutamos no nosso quotidiano.
Inicialmente devemos levar em conta quais são as marcas que fabricam as embragens para as montadoras.
E por quê?
Porque isso é o maior sinal de que estas empresas de embreagens passaram pelos testes de qualidade dos fabricantes de carros.
Estas são as marcas ditas de ” primeira qualidade “.
As mais famosas são: LUK, SACHS, VALEO e PEÇAS ORIGINAIS (Fiat, Gm, Vw, Ford).
Costumam ser essas marcas de embreagens que estão no interior das embalagens originais.
Porém será que unicamente uma marca consegue ser A MELHOR em ambos os projetos que já construiu? Complexo né?
Devido a isso nós não escolhemos UMA marca como sendo a melhor, contudo sim o seu projeto em determinada peça.
Vamos dar um exemplo:
O Kit Gol Ap 1. 8/2. zero. Diversas Marcas confeccionam este kit para esse veículo: a Sachs, a Luk, a Valeo…
Para a gente irá valer quem confeccionou o apropriado kit para esse carro.
E para a gente o melhor seria aquele que dura mais e dá menos defeitos, simples assim.
Porém, devemos analisar o preço também e por aí vai.

FECHAMENTO SOBRE A MAIS APROPRIADA MARCA DE EMBREAGEM

Não existe a mais apropriada marca contudo, sim, AS MELHORES MARCAS. São elas:
LUK – SACHS – VALEO – EMBREAGENS ORIGINAIS GM/FIAT/FORD/VW.
Um kit Luk é capaz de alternar entre R$200 e R$700 Reais segundo o modelo, por consequência vale a pena dar uma estudada em várias lojas e ver qual sai mais barato.

Disco de embreagem

disco-de-embreagem O Disco de Embreagem é a união entre o motor e a transmissão do veículo. Veja mais acerca desse imprescindível componente do conjunto:

Função e Atividade

Finalidade – Criar o atrito preciso para transmitir a rotação do motor para o câmbio, possibilitando junções suaves entre as trocas de marchas, e filtrando as oscilações torcionais provenientes do motor. O conjunto tem também a responsabilidade de resguardar o propulsor e o sistema de transmissão contra sobrecargas.
Atividade – O disco é forçado pelo platô ao volante do motor, conduzindo o torque gerado pelo motor à transmissão.
Na ocasião em que pisamos no pedal, esse deslocamento é transmitido avistava cabo até o garfo, que apertando a mola membrana, solta o disco, interrompendo a transmissão de torque.

Atrito

A dificuldade com que uma face desliza em cima da outra é estabelecida pelo atrito.
O disco possui uma face feita para gerar atrito suficiente para ligar de maneira branda e transmitir a rotação do volante de maneira completa.
Os discos possuem revestimentos orgânicos compostos primordialmente de fibras estruturais impregnadas com soluções de resina sintética, borracha, cargas orgânicas e minerais.
Esses modelos se enquadram tanto em transmissões mecânicas quanto automatizadas, diferentemente da disseminação automática – que utiliza conversor de torque no local da embreagem.

Sintomas e Validade

Sintomas:

    • Acionamento pesado do pedal;
    • Dificuldade de engrene das marchas;
    • Oscilação do pedal;
    • Transferência de torque do motor patinando;
    • Barulhos no acionamento.

Validade:
Aconselhamos trocar o disco a cada 60.000 quilômetros
* Veja o manual do Fabricante do seu carro.

embreagem
29/01/2018 André Santos

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