Dirigir com cautela não é meramente conduzir com segurança; é inclusive em relação de como cuidar devidamente do seu carro.
Por exemplo, você jamais deve sair cantando pneus e conduzir em velocidade excessiva. Isto provoca degradação do seu motor, do sistema de direção e dos pneus, especialmente no tempo em que encontrar-se fazendo demasiado frio ou calor e vai provocar manutenções mais constantes.
Ao contrário, acelere um pouco menos, veja os limites de velocidade e evite os buracos a fim de manter o seu carro em excelente condição.
Essas e outras dicas ajudam a conservar melhor o veículo, continue lendo para conhecer mais a respeito da conservação do carro:
Faça uma regulagem do motor de vez em quando
Nos carros mais modernos, a regulagem no geral envolve novos filtros de ar e de combustível e substituir as velas e os cabos, além de limpar o conjunto do acelerador e os bicos dos injetores de combustível; preencher também o nível do fluído de transmissão.
É fundamental consultar o seu manual do proprietário com o intuito de constatar a frequência certa.
Faça a verificação da correia dentada
A correia dentada faz a sincronização do eixo de comando de válvulas e o virabrequim. Ela em geral demanda ser substituída a cada 60.000 a 105.000 milhas (cerca de 95.000 a 170.000 quilômetros), contudo não carece esperar até que o seu carro alcance precisamente essa quilometragem.
Faça a verificação da correia dentada frequentemente, para ver se ela ainda está em ótimas condições. Nunca aguarde que ela se desgaste. No momento em que ela romper, o motor para de funcionar.
Alinhe os seus pneus
Você deve analisar o alinhamento das suas rodas a cada 30.000 milhas (cerca de 50.000 quilômetros), em toda circunstância que você alterar segmentos do conjunto de direção ou após adquirir novos pneus. Se não fizer isto, a sua direção será bastante afetada. A direção ficará mais pesada e vai puxar para um lado. Os seus pneus irão se desgastar de forma desproporcional.
Faça assistência da sua bateria
A bateria do seu automóvel pode não necessitar de muita dedicação como antigamente, contudo, você também precisa cuidar dela.
Conserve-a limpa, especialmente os terminais, para ter convicção de que existe um contato ideal com os cabos.
Aplique uma fina camada de gordura (vaselina, por exemplo) nos terminais (polos) a fim de resguardá-los da oxidação. Confira a bateria a fim de aferir se ela não tem dilatações ou rachaduras. Talvez, se possuir, ela necessita de ser alterada.
Não se esqueça do filtro de ar
Lembre-se de subtituir o filtro de ar a cada 10 ou 15.000 milhas (mais ou menos 16.600 a 24.000 km) a fim de evitar que impureza e todos os tipos de poluentes ingressem no seu motor. Ainda por cima, um filtro de ar sujo vai diminuir a economia de combustível do seu veículo.
Modifique de tempos em tempos o óleo
O óleo do motor é bastante importante: ele age como lubrificante e auxilia a minimizar a temperatura do cabeçote do seu motor.
O óleo, inevitavelmente, fica sujo e perde a glutinosidade, explicação pela qual ele tem que ser trocado de tempo em tempo.
Se você obteve o seu carro nos últimos 7 anos, então você não precisa seguir a indicação de trocá-lo a cada 3.000 milhas (em média de 5.000 km).
Olhe neste caso no manual de uso para seguir as instruções.
Faça a conferência regular da pressão dos pneus
Jamais confie na pressão dos pneus. Faça a aferição constantemente.
Se você mantiver a pressão adequada dos pneus, eles durarão por muito tempo e você evitará que eles se gastem de maneira desigual. A pressão correta dos pneus vai ainda aumentar a economia de combustível de seu automóvel.
Sistema elétrico dos automóveis precisa de revisão periódica
As falhas no sistema elétrico são as causas de maior frequência de problemas no automóvel. Isso ocorre devido ao uso de forma do veículo, como congestionamentos de longa extensão em rodovias.
O mais indicado é que a vistoria total do sistema venha a ser elaborada de seis em seis meses por conta do uso em grande quantidade dos veículos.
Com a correria ao longo do dia, fica complicado efetuar esta avaliação tão periodicamente, então se deve fazer a avaliação sempre que a bateria terminar um prazo, que em geral tem duração de 2 anos. O alternador é elemento coringa nesse sistema.
É ele que abastece os componentes eletrônicos no tempo em que o motor está em atividade. Ainda por cima, produz a energia que é usada para recarregar a bateria.
Por consequência, durante o tempo que o problema se localiza nessa peça, a recarga da bateria resulta em problemas, afetando inteiramente o sistema.
Conduzir o carro com pouco combustível tem probabilidade de ocasionar danos a ele
A bomba de combustível fica avariada quando o tanque está na reserva. Localizando-se dentro do próprio tanque, o fluído do combustível é utilizado como meio de resfriamento por ela.
Uma vez com o tanque na reserva, a bomba não tem líquido de refrigeração suficiente para resfriar e podendo acarretar um sobreaquecimento. Outro problema que pode ser causado por conta da pouca quantidade de combustível no tanque é a entrada de impureza na bomba.
As impurezas do combustível ficam depositadas no interior do tanque, através da decantação. Ao utilizar o combustível da reserva, as impurezas tem a probabilidade de virem junto e serem destinadas ao motor, provocando falhas. Para não sofrer este problema, estabeleça que a marca de ¼ é o mínimo. Abasteça toda vez que o ponteiro apontar esse nível e evite problemas.
Escapamento furado tem a possibilidade de ocasionar falhas e acréscimo no consumo
Além de um ruído maior aos seus ouvidos e e dos outros condutores, conduzir o veículo com furo no escapamento tem a possibilidade de ocasionar falhas e ainda acréscimo do consumo de combustível. O funcionamento dos motores atuais sofrem influência da conhecida taxa de contra-pressão dos gases, isto é, o a quantidade de gases ao quais saem pelo sistema de exaustão dos veículos. Se alguma peça do conjunto de escapamento encontra-se avariada, seja a tubulação ou os silenciadores, ocorre uma variação nesta taxa. A mudança tem a possibilidade de provocar alterações nos motores, em especial falhas quando encontrar-se em marcha lenta, acabando por resultar na elevação do consumo de combustível. O que mais fica danificado é o silenciador da parte traseira por ficar distante do calor do motor e, por causa disto, retém mais água.