Rodar com o carro sujo não é somente anti-higiênico, contudo ainda pode resultar em alguns prejuízos em se tratando de manutenção.
A indicação é que o veículo seja higienizado, pelo menos, uma vez ao mês. A carroceria também necessitará de ser polida no período de duas a quatro oportunidades anualmente. O primeiro quesito com relação a higiene do veículo é que o motor não precisa ser lavado.
As fabricantes não sugerem a limpeza devido à quantidade enorme de conectores dos aparelhos eletrônicos bastante usados nos carros de hoje em dia. A carroceria dos carros é o que mais sente com a sujeira. O barro acumulado pode ocasionar pequenos riscados na pintura, nos faróis e nos vidros.
Outro caso interessante é que um carro imundo tem a possibilidade de consumir em torno de sete por cento além do necessário de gasolina devido ao aumento do atrito entre o ar e a carroceria suja do carro.
Ao voltar da praia, lave o veículo com o objetivo de prevenir corrosão
Se você for ao litoral nas festas de fim de ano ou nas férias, recorde de higienizar corretamente seu carro ao regressar.
A maresia tem a possibilidade de prejudicar certas peças do automóvel. Tranquilize-se, não há motivo para se descabelar nem sequer para desistir do passeio. Seu veículo não vai apodrecer após uns dias à beira-mar, porém uma limpeza completa é fundamental.
Quem vai vez ou outra para o litoral, aqui vai uma dica: limpe constantemente seu carro assim que regressar, preferencialmente no mesmo dia ou no dia seguinte.
Isto vai ajudar a retirar de maneira total o sal e tudo mais que possa ter restado da praia pela carroceria do veículo.
Agora, para aqueles os quais vivem perto do litoral, não tem como: lave o veículo semanalmente e, se puder, execute o polimento do automóvel a cada 30 dias. A cera age como uma película que previne a ferrugem.
Saiba como limpar o automóvel depois de uma forte chuva
Após transitar ou ter o veículo invadido pela água, é preciso fazer uma limpeza geral no automóvel. Os alagamentos chegam a ocasionar vários prejuízos para o condutor. Descubra como limpar seu veículo:
1 – Tire o tapete e realize a limpeza com exterminadores de bactérias, mofo e germes;
2 – Remova todo o feltro antirruído do automóvel e descarte-o. Após molhar, o feltro perde parte de sua capacidade e se torna imprestável
3 – Depois da remoção dos carpetes e feltros, lave todo o assoalho com produto biodegradável;
4 – Desmonte a parte interna completamente, até mesmo os assentos e realize a limpeza;
5 – É imprescindível secar tudo após a lavagem.
É um pouco penoso. No entanto, esta limpeza é fundamental no sentido de evitar a acumulação de sujeira, a umidade e o mau cheiro.