Conduzir um carro sem que você possua segurança do quão bom ele se encontra é uma circunstância muito incômoda, não é mesmo? Para auxiliar você, reservamos algumas informações para que você possa ficar ligado na manutenção preventiva e corretiva e da relevância da conservação do seu carro!
Calibração de maneira errada cria despesas para o motorista
Para o condutor, o maior problema dos pneus mal calibrados é a falta de firmeza e oscilações no volante. Para o veículo, a baixa pressão causa desgaste antecipado de peças da suspensão e dos próprios pneus.
Além do mais, há o consumo em excesso de gasolina. Contudo não é apenas a baixa pressão que provoca complicações nos pneus. Encher além do que é recomendado é outro equívoco.
Pressão em bastante quantidade promove o desgaste em excesso da banda de rolamento e estragos para o alinhamento do veículo.
Mais uma dica de bastante valor é jamais fazer a calibragem dos pneus depois de um grande trajeto.
A alta temperatura faz com que eles se dilatem, dessa forma não apresentando o verdadeiro número da pressão da parte interna da borracha.
A calibragem tem que ser executada de semana em semana ou, na melhor das hipóteses, de 15 em 15 dias.
Problemas no freio? Saiba como descobrir!
1 – Espessura Há um material de atrito das pastilhas com o disco de freio, o tamanho útil desse material deve ser de três milímetros.
Especialistas em freios fazem esta mensuração e verificar se a espessura está abaixo do indicado.
2 – Duração da frenagem Se o veículo está mostrando baixa eficiência no ato da frenagem ou demorando muito para parar, o indicado é examinar as pastilhas.
3 – Pedal Baixo É necessário que o pedal de freio desça até a metade e posteriormente dar a impressão de que bateu em algo duro. Caso o pedal esteja afundando mais que o normal leve seu veículo para uma revisão.
4 – Luz Certos carros possuem uma luz no painel que indica quando a pastilha está desgastada. Se ela vier a acender, óbvio que está na hora de alterar as pastilhas de freio.
Tamanho dos pneus impacta na direção
Todo pneu tem diretrizes localizadas nas partes laterais as quais estão associadas as medidas de largura, a dimensão do aro, a carga máxima sustentada, etc.
Tudo isso influencia diretamente nas características de dirigibildade do seu automóvel. Um pneu mais largo vai ser mais pesado, isto é, mais estabilizado.
Esse perfil de pneu é o indicado para veículos de grande peso e da mesma forma para os que possuem maiores torque e potência. A largura e consequentemente a dureza dos pneus impedem a perda de tração durante a condução. É necessário prestar muita atenção sempre que trocar os pneus do seu automóvel.
Já que com medidas extremas podem gerar bastante desvantagem na dirigibilidade do seu automóvel. Os fabricantes concedem os dados dos pneus os quais devem ser usados em seu veículo, garantindo assim uma experiência mais agradável para você conduzir.
Amortecedor com problemas, motorista FATIGADO!
Na maioria das vezes, não é dado importância ao amortecedor do veículo por ele não se mostrar tão evidente. Porém, devemos nos atentar que é devido a ele que possuímos segurança e maior conforto dentro dos nossos automóveis. De acordo com pesquisa desenvolvida pela Monroe, o desgaste do amortecedor opera direto no cansaço do condutor, em que um amortecedor com somente 50% da sua eficácia é capaz de aumentar em vinte e seis por cento a exaustão do condutor. Além da exaustão, os ensaios da Monroe declararam que o mau estado dos amortecedores, influencia inclusive na frenagem, onde é capaz de obter uma marca maior de dois metros e meio na frenagem. Desse modo, dispomos de uma ampliação notável nas chances da ocorrência de um acidente. Portanto, é demasiadamente importante que você faça uma revisão nos amortecedores do automóvel a cada 10 mil quilômetros guiados.
Veja os principais sinais de desgaste nos amortecedores
Travagem: O ato de dirigir o seu veículo com o sistema de amortecimento avariado aumenta a distância de travamento do seu automóvel.
A iluminação do automóvel: No momento em que os amortecedores não encontram-se nas melhores condições, os faróis da parte da frente oscilam e não iluminam a via pública de maneira regular.
Os pneus: os amortecedores, na ocasião em que encontram-se gastos, aumentam a avaria dos pneus e evitam que esses se adiram de uma forma apropriada ao asfalto.
Desempenho no trajeto: No momento em que sente que o seu automóvel começa a “escapar” nas curvas, ou que estremece sempre que enfrenta uma rajada de vento mais intensa.
A condução do veículo: no momento em que a direção do veículo continua desalinhada depois do motorista fazer uma curva. O volante fica com dificuldade no momento de regressar para a sua posição de origem e o condutor é “forçado” a realizar o enfileiramento das rodas do veículo.
Observe como detectar se o amortecedor do veículo está estourado
De essencial importância para a movimentação dos carros, os amortecedores funcionam para essencialmente manter as rodas em contato com o solo e ajuda a suavizar os impactos sofridos pela lataria nas vias repleta de buracos dos grandes centros urbanos.
Os principais efeitos de um amortecedor estourado são:- Pouca resposta da direção, dureza ou barulho excessivo;
– Vazamento constante de fluido do amortecedor ou da estrutura da suspensão;- Amortecedor com amassados ou deteriorado;
– Inclinação excessiva ou variabilidade no momento da frenagem;
– Balanços ou inclinação sempre que troca de faixa;
– Desgaste de forma irregular do pneu;
– Direção excessivamente dura, anormal ou sem estabilidade;
Fique de olho se o seu automóvel manifesta qualquer um desses vestígios. Caso apresente, procure na hora uma oficina e faça a alteração das peças.
Quatro dicas interessantes para não cometer equívocos com o óleo lubrificante
1 – Tempo de troca de óleo
Ela será realizada quando atingido o tempo estabelecido pelo fabricante. A referência disso é muito clara no caderno de instruções. Se você ainda não sabe, consulte o manual.
2 – Nivelar a quantidade de óleo
Durante o uso do automóvel, a quantidade de óleo baixa um pouco em razão das folgas do motor e a queima parcial no compartimento de combustão. Portanto, enquanto o momento da troca não chega, deve-se completar o nível. Não há erro nessa prática.
3 – Sistema de filtragem de óleo
Quando realizar a troca de óleo, troque também o filtro de óleo. Este procedimento garantirá que seu motor não fique impregnado por impurezas.
4 – Óleo preto
Despreze a história de que óleo escurecido significa que está velho. Pelo contrário, caso esteja preto significa que está lubrificando de maneira correta. O que vale são os períodos de troca que constam no manual do comprador.
Defeitos mecânicos ocasionam dificuldades durante a troca de marchas
De vez em quando, a complicação no engate das marchas é um defeito na mecânica, veja:
Cabo de embreagem – O principal sintoma do cabo de embreagem com defeito é no momento em que o pedal fica rígido.
Fluido de embreagem – Nos veículos que apresentam sistema hidráulico de embreagem, é vital realizar a averiguação do fluido e seguir a recomendação da montadora acerca de trocas.
Estrias do disco – A ausência de lubrificação ou a oxidação do eixo piloto causa interferência no deslocamento do disco.
Platô – A abertura do platô de embreagem fica danificada no tempo em que uma ou mais chapas tangenciais estão deformadas. Rolagem do eixo piloto – Na ocasião em que está avariado, produz ruídos na ocasião em que é acionada a embreagem e ao partir com o automóvel.
Óleo na caixa – Se não for modificado conforme as especificações, a caixa tem a possibilidade de ocasionar ruídos e estrago acentuado em suas engrenagens.
Catalisador com problema aumenta gasto de gasolina
O catalisador é o item principal do carro responsável pela redução de poluentes no meio ambiente. Além de ser obrigatório por lei, ele é fundamental para o funcionamento adequado do motor.
Em circunstâncias de defeito, o carro vai sofrer com acréscimo no consumo de gasolina. A maneira mais indicada de preservar o catalisador é realizar de modo correto a assistência preventiva.
Motor desajustado, velas com sujeira e injetores de combustíveis com problema estão entre os vilões vitais do catalisador.
A utilização frequente de combustível adulterado também pode prejudicar a peça. Caso o catalisador esteja com problema, o motorista é capaz de notar os impactos, além do gasto em excesso.
Os principais são: aceleramento lento, arranque difícil e perda de potência em velocidades próximas aos oitenta quilômetros por hora.
Combustível De Origem Incerta Pode Obrigar Limpeza No Tanque
Abastecer com gasolina questionável pode obrigar a limpeza do reservatório. Em carros fabricados anterior ao ano 2000, a lavagem era bem indicada.
No atual momento, caso o combustível utilizado seja de boa qualidade, não há necessidade de executar a limpeza do reservatório.
Se acontecer de você usar combustível de proveniência incerta e note alguns inconvenientes no carro, procure ajuda de um especialista para lavar o tanque.
A impureza depositada no reservatório pode ir junto com o combustível para o motor e lesar outros componentes. O mais costumeiro é gasolina com enorme quantidade de álcool, o qual possivelmente causa graves complicações a carros os quais não são flex, no entanto também existe combinação com matérias proibidas, sem falar do etanol e diesel com grande quantidade de sujeira.
Cuidados com a caixa de embreagem reduzem o desgaste
– Previna não deixando o carro engrenado no momento em que estiver parado.- Não descanse o pé sobre o pedal da embreagem. Essa ação afasta o platô do disco e gera o lixamento do disco.
– Não arranque com o carro em segunda marcha. Utilize sempre a primeira marcha ao começar o deslocamento e assim sucessivamente.- Quando variar a velocidade, troque de câmbio gradativamente, ordenadamente e de acordo com os giros do motor.
– É de suma importância ajustar a sincronia na hora de soltar a embreagem e acelerar o veículo na arrancada. Uma vez que acelera demais e solta pouco a embreagem, acontece a famosa “queimada da embreagem”.
– Caso o carro encontre-se em local inclinado, num morro, por exemplo, nunca utilize a embreagem/acelerador com o objetivo de conservar o veículo parado. Use o freio de mão para exercer esta função.